Vila Velha de Ródão recebeu o Campeonato Nacional de Aquabike
- Catarina Reis
- 5 de out. de 2022
- 2 min de leitura
O município de Vila Velha de Ródão recebeu, nos dias 30 e 31 de outubro, o Campeonato Nacional de Aquabike, tendo decorrido a quarta e última prova pontuável.
As provas decorreram junto ao cais fluvial e contaram com a presença de 25 participantes. Os circuitos realizados foram idênticos aos do Campeonato Mundial de Fórmula 2, que tinha acontecido no mesmo local a 17 de outubro.

Luís Pereira, presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, disse que “faz todo o sentido” o campeonato ser realizado nas terras do seu município, devido às “condições naturais magníficas” que este apresenta. Apesar do mau tempo, Vila Velha de Ródão tem “todas as condições para que seja possível praticar este desporto, mesmo em cenários adversos”.
Depois da última prova, foi realizada a entrega dos prémios de todos os escalões. No escalão principal, GP1, Tiago Fonseca sagrou-se campeão nacional, ao fim de três anos na modalidade. Em declarações ao ESTAJornal, expressou a sua felicidade: “É sempre bom conquistar o primeiro lugar depois destas provas todas, é sempre bom conseguir acabar todas as provas. A emoção é extrema.”
André Correia conseguiu o segundo lugar no pódio, depois de ter conquistado o primeiro lugar em GP2 e admite que “ainda faltam algumas coisas” para conseguir alcançar o topo da tabela de classificações. Já o terceiro lugar foi para Miguel Martins, antigo campeão nacional, que acabou por desistir da prova devido a uma avaria na mota: “Hoje se ganhasse era campeão nacional.” Miguel Martins confessa que “queria renovar o título do ano passado, queria ser bicampeão de GP1”.

A competição foi organizada pela Federação Portuguesa Motonáutica (FPM) e pela Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, contando com o patrocínio da Celtejo. Em declarações ao ESTAJornal, Paulo Ferreira, presidente da FPM, salienta que “esta foi uma prova com condições climatéricas muito difíceis” e que “Vila Velha de Ródão já começa a ser mítica, porque é o local das grandes decisões”. O responsável pela organização elogia, uma vez mais, as excelentes condições que o município apresenta: “ Podemos ver que realmente está toda a gente bastante satisfeita e que Vila Velha de Ródão continua a ser uma verdadeira capital da motonáutica.”
No discurso de encerramento, Paulo Ferreira garantiu que vai valorizar os municípios que durante a pandemia contribuíram para a realização das provas. Nos próximos anos, a FPM faz questão que as provas sejam realizadas nos mesmos concelhos.
09 de novembro de 2021
Comentários